O que é teratologia?
Teratologia é o ramo da ciência que estuda as causas, os mecanismos e os padrões do desenvolvimento anormal. Um conceito fundamental da teratologia é o de que certos estágios do desenvolvimento embrionário são mais vulnerais a perturbações do que outros.
Até a década de 1940, acreditava-se que os embriões humanos estavam protegidos de agentes ambientais, tais como drogas e vírus, pelas membranas/fetais e pelas paredes abdominal do útero da mãe.
Em 1941, foram publicados os primeiros casos bem documentados de que um agente ambiental (vírus da rubéola) poderia provocar pertubações graves do desenvolvimento, como catarata . Anomalias graves dos membros e de outras perturbações do desenvolvimento foram encontradas em crianças de mães que tinham consumido sedativo talidomida durante o início da gestação. Esta descoberta cerca de quatro décadas após, focou a atenção do mundo no papel das drogas na causas dos defeitos congênitos.
As anomalias congênitas podem ser causadas por fatores genéticos e fatores ambientais. Entretanto, muitas anomalias congênitas podem acontecer por fatores de herança multifatorial, que é o fator genético e o fator ambiental atuando em conjunto.
Numericamente, os fatores genéticos são uma das causas mais comuns de anomalias congênitas, perdendo apenas para a herança multifatorial.
Um exemplo de desenvolvimento anormal, causado por fatores genéticos é a síndrome de down, que é uma trissomia do cromossomo 21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário