segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Aparelho Reprodutor Masculino

   


Pênis: órgão copulador masculino. É percorrido pela uretra, canal que faz parte do sistema genital e urinário, serve tanto para eliminar urina como também espermas.
Escroto: é uma bolsa situada na base do pênis e que aloja em seu interior os testículos. Os testículos são constituídos pelos túbulos seminíferos, onde são produzidos os espermatozoides (gametas masculinos). Esses túbulos se unem e formam na região superior de cada testículo o epidídimo, do qual sai o canal deferente (um proveniente de cada testículo) que contornam a bexiga urinária e embaixo dela fundem-se formando o ducto ejaculatório que desemboca na uretra.
A vesícula seminal produz uma secreção viscosa que é lançada no ducto ejaculatório durante a excitação sexual. Essa secreção constitui até 85% do volume total do esperma ou sêmen, como é chamado o fluido leitoso formado por espermatozoides e por líquidos nutritivos.
A próstata está localizada embaixo da bexiga urinária e envolve a porção inicial da uretra. Libera uma secreção que constitui entre 15% e 30% do esperma, é lançada na uretra e no ducto ejaculatório.

Referências:
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia: Biologia das Células. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário