terça-feira, 4 de novembro de 2014

Jogos Didáticos

Ideias para se trabalhar com Jogos de tabuleiro em sala de Aula





Jogos didáticos são atividades lúdicas que instigam a criatividade e a imaginação dos estudantes, promovendo o interesse e a participação às aulas. Os jogos de tabuleiro tem um fator importante que não pode ser ignorado: Favorecem o cooperativismo dos estudantes e aumenta a motivação em aprender.
Estas qualidades fazem do jogo de tabuleiro, um material didático "amigo do professor". Pensando nisso, confeccionamos um modelo de jogo, utilizando materiais reaproveitados e de baixo custo.


Materiais:

  • Retângulo de madeira (ou qualquer material mais firme que possa servir de base de apoio)
  • Cartolina branca
  • Cola
  • Pedaços de papel coloridos
  • Canetinhas
  • Tesoura
  • Dado
  • Tampas de refrigerante
  • Fita adesiva


Foi utilizado para a confecção do jogo, além de restos de papel cartão(Pedaços de papel colorido), um retângulo firme que, se tratava de uma sobra de MDF que iria para o lixo, mas acabou servindo como base para o tabuleiro( Retângulo de madeira). Para o acabamento e construção dos detalhes utilizamos a cola, canetinhas e a fita adesiva. 
Dica: Não é obrigatório, mas para dar mais durabilidade ao tabuleiro indicamos o uso de papel contact, que além de dar um bom acabamento, protege o jogo de água e resíduos que possam vir a danifica-la.
Quando o aluno cai nos quadrados de “?” respondem as perguntas e só vencem os estudantes que chegarem ao ovócito.
Para os pinos do jogo, é só encapar ou enfeitar as tampas de refrigerante para que  se destaquem umas da outras, aonde cada aluno, ou equipe, representa uma tampa.



Mais um ponto positivo do tabuleiro, é a sua versatilidade. O professor pode trabalhar diversos temas da embriologia utilizando esse tabuleiro. As regras também podem variar de acordo com o que o professor deseja.


Esse jogo foi aplicado para alunos de uma escola pública que já tinham um conhecimento prévio sobre embriologia. Os alunos, se mostraram bem interessados e dispostos a participar. Após essa experiencia, nos sentimos seguras para indicar essa metodologia para se trabalhar com os alunos.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Recursos Didádicos


Que tal, utilizar alguns recursos didáticos alternativos para auxiliar suas aulas?





Pensando em facilitar a explicação de alguns conteúdos da embriologia, decidimos elaborar um material didático que pode contribuir positivamente com as aulas.




Confeccionamos um modelo utilizando massa de biscuit, esse material pode ser usado para interagir com os alunos durante a explicação. O tema escolhido foi sobre gametogênese, porém, poderia ser adaptado para se trabalhar com outras áreas da embriologia. Vale usar a imaginação na hora de se trabalhar com modelagem!

Materiais:

  • Quadro de metal (Aqueles que você usa para colocar fotos)
  • Massa de biscuit (Receita disponível em: http://www.modugno.com.br/Aulasvirtuais/Recmassa/Recmassa.html)
  • Pigmento corante de tintas
  • Imãs

Após colorir o biscuit com o corante e molda-lo com as formas acima, deixamos secar e colocamos o ímã para que as peças ganhem aderência ao quadro.





Esse modelo faz com que os alunos fiquem próximos dos processos que envolvem a gametogênese, podendo eles mesmos, montar e discutir sobre o tema com os colegas.
Quanto maior o interesse no aluno pela aula, melhor vai ser a consolidação do aprendizado.





Gametogênese

Vamos aprender um pouco sobre gametogênese?



Gametogênese - processo que consiste na formação de células germinativas:
  • Espermatogênese refere-se ao sexo masculino: produção de espermatozoides;
  • Ovogênese refere-se ao sexo feminino: produz ovócitos.




Vídeo-aula:


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Folhetos Embrionários

Ectoderme, mesoderme e endoderme




Os folhetos embrionários, ou camadas germinativas são responsáveis por dar origem a tecidos e órgão. Existem três camadas, e cada uma delas é responsável pelo crescimento de uma região especifica do nosso corpo. O Ectoderma embrionário dá origem a inúmeros tecidos conjuntivos da cabeça, olho, orelha intera, sistema nervoso e epiderme, já o Endoderma embrionário é responsável pelo revestimento epitelial das vias respiratórias, trato intestinal e glândulas e órgão associados, por ultimo, o Mesoderma embrionário é fonte de todos os revestimentos serosos das cavidades do corpo, responsável pelos ductos e órgão do sistema reprodutor e excretor, além da maioria do sistema cardiovascular, no troco dá origem aos tecidos conjuntivos, como a cartilagem, os tendões, ligamentos e ossos, também é encarregado pelo crescimento da derme e o estroma dos órgãos internos, músculos esqueléticos, células sanguíneas, revestimento dos vasos sanguíneos e músculo liso-cisceral.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Utilização de materiais didáticos alternativos nas aulas de embriologia

    O conteúdo relacionado a Embriologia é em grande parte bastante complexo o que dificulta a compreensão do assunto. Devido a esse fato, a utilização de materiais alternativos, preferencialmente de baixo custo como jogos e modelos tridimensionais, podem ser grandes aliados na sala de aula, tendo como objetivo complementar os materiais didáticos tradicionais como o livro didático, e contribuir para o aprendizado. Eles permitem tornar as aulas mais interessantes e atrativas além de promover maior participação dos alunos.
       Abaixo segue uma relação de alguns links de artigos que trazem modelos desses materiais. Aproveitem!


  • http://www.revistas.uea.edu.br/download/revistas/arete/vol.4/arete_v4_n06-2011-09.pdf
  • http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf
  • http://revistas.utfpr.edu.br/pg/index.php/rbect/article/view/787
  • http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/viewArticle/6732
  • http://www.uel.br/ccb/biologiageral/eventos/erebio/painel/T133.pdf
  • http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1/a12v36n1.pdf


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Aparelho Reprodutor Masculino

   


Pênis: órgão copulador masculino. É percorrido pela uretra, canal que faz parte do sistema genital e urinário, serve tanto para eliminar urina como também espermas.
Escroto: é uma bolsa situada na base do pênis e que aloja em seu interior os testículos. Os testículos são constituídos pelos túbulos seminíferos, onde são produzidos os espermatozoides (gametas masculinos). Esses túbulos se unem e formam na região superior de cada testículo o epidídimo, do qual sai o canal deferente (um proveniente de cada testículo) que contornam a bexiga urinária e embaixo dela fundem-se formando o ducto ejaculatório que desemboca na uretra.
A vesícula seminal produz uma secreção viscosa que é lançada no ducto ejaculatório durante a excitação sexual. Essa secreção constitui até 85% do volume total do esperma ou sêmen, como é chamado o fluido leitoso formado por espermatozoides e por líquidos nutritivos.
A próstata está localizada embaixo da bexiga urinária e envolve a porção inicial da uretra. Libera uma secreção que constitui entre 15% e 30% do esperma, é lançada na uretra e no ducto ejaculatório.

Referências:
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia: Biologia das Células. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010.