Ideias para se trabalhar com Jogos de tabuleiro em sala de Aula
Jogos didáticos são atividades lúdicas que instigam a criatividade e a imaginação dos estudantes, promovendo o interesse e a participação às aulas. Os jogos de tabuleiro tem um fator importante que não pode ser ignorado: Favorecem o cooperativismo dos estudantes e aumenta a motivação em aprender.
Estas qualidades fazem do jogo de tabuleiro, um material didático "amigo do professor". Pensando nisso, confeccionamos um modelo de jogo, utilizando materiais reaproveitados e de baixo custo.
Materiais:
- Retângulo de madeira (ou qualquer material mais firme que possa servir de base de apoio)
- Cartolina branca
- Cola
- Pedaços de papel coloridos
- Canetinhas
- Tesoura
- Dado
- Tampas de refrigerante
- Fita adesiva
Foi utilizado para a confecção do jogo, além de restos de papel cartão(Pedaços de papel colorido), um retângulo firme que, se tratava de uma sobra de MDF que iria para o lixo, mas acabou servindo como base para o tabuleiro( Retângulo de madeira). Para o acabamento e construção dos detalhes utilizamos a cola, canetinhas e a fita adesiva.
Dica: Não é obrigatório, mas para dar mais durabilidade ao tabuleiro indicamos o uso de papel contact, que além de dar um bom acabamento, protege o jogo de água e resíduos que possam vir a danifica-la.
Quando o aluno cai nos quadrados de “?” respondem as perguntas e só vencem os estudantes que chegarem ao ovócito.
Para os pinos do jogo, é só encapar ou enfeitar as tampas de refrigerante para que se destaquem umas da outras, aonde cada aluno, ou equipe, representa uma tampa.
Mais um ponto positivo do tabuleiro, é a sua versatilidade. O professor pode trabalhar diversos temas da embriologia utilizando esse tabuleiro. As regras também podem variar de acordo com o que o professor deseja.
Esse jogo foi aplicado para alunos de uma escola pública que já tinham um conhecimento prévio sobre embriologia. Os alunos, se mostraram bem interessados e dispostos a participar. Após essa experiencia, nos sentimos seguras para indicar essa metodologia para se trabalhar com os alunos.